sábado, 15 de novembro de 2008

ENCERRAMENTO DO ESTÁGIO

O encerramento do estágio foi de um grande significado para mim, ficará na minha lembrança durante muito tempo. Vendo as crianças fazendo demonstração dos brinquedos que foram trabalhados no período do estágio: explicando, vendo no DVD as fotos do período do estágio, ouvindo músicas voltadas para o tema e se alegrando com todas aquelas atividades, foi maravilhoso. No auditório se deliciaram com lanhces, doces , cantaram , correram , gritaram, receberam pequenas lembranças para se divertirem, lembranças essas voltadas para o tema do projeto: corda para brincar de pular, de queimado e outras coisas que a imaginação deles fazerem para o bem e alegria, pião dentre outros, receberam suas atividades do período do estágio e muito pirulito e balinhas tão disputadas por qualquer criança. Despedimos-nos de todos com grande alegria e certeza do dever cumprido, saímos do caíque agradecidas (os) por todo acolhimento que recebemos e pelo carinho com que fomos tratados lá durante todo esse período. Eu creio que a citação do texto de Selma Garrido e Socorro Pimenta fechariam bem o que aproveitamos desse estágio e o que esperamos ter conquistado nele depois que concluirmos tudo: “Assim, numa perspectiva de ritual de passagem, esperamos que essa caminhada pelas atividades de estágio se constitua em possibilidade de reafirmação de escolha por essa profissão e de crescimento, a fim de que, ao seu término, os alunos possam dizer “abram alas para a minha bandeira, porque está chegando a minha hora de ser professor”.

QUARTA SEMANA

Na quarta semana do estágio, eles trouxeram suas garrafas pet, para fazermos o brinquedo com bolha de sabão, eles participaram das atividades, queriam aprender a fazer o brinquedo, havia uma aluna, que já tinha um comprado industrializado e usava na sala, mas não ofuscou o desejo de ter um confeccionado por eles mesmos até os que não trouxeram a sua garrafinha pet, ficou arrependido... A aula da vitamina de banana também foi show, eles participaram em todos os momentos foi uma maravilha, nem íamos fazer a vitamina, pois achamos que os ingredientes não dariam pra fazer a receita parta todos, mas fizemos um pequeno “milagre” e acabou dando certo, eles ficaram bastante contentes e saborearam uma deliciosa vitamina. Conseguimos mais bananas na geladeira da escola e fizemos vitamina suficiente para todos. Depois perguntamos gostaram da vitamina? Gostamoooooooosssssss!!!!. Lembrei-me do texto de Miguel Zabalza: “É aí nessa intersecção entre o geral e o imediato, que ocorre a cada momento a dinâmica viva de uma sala de aula, quando os dilemas aparecem. Os dilemas vêm disfarçados algumas vezes de possibilidades distintas, de opções alternativas que poderiam ser adotadas”.

TERCEIRA SEMANA

A terceira semana do estágio me animou bastante, eu já estava segura das ações que se fazem numa sala de aula, mas quando se refere a estágio, trabalho a ser apresentado, um período onde você esta sendo avaliado e etc, isso nos leva a ter mais compromisso ainda, coisa que para mim não é novidade, mas algo praticamente que normal em minha vida, apesar das dificuldades que surgem. Mas o que quero dizer é que foram muito gratificantes as aulas baseadas no projeto “Brincando também se aprende”, nas instruções sobre as receita, as crianças realmente se interessaram muito mais, participaram, se comportaram bem. Logo depois da explicação no cartaz e transcrição da receita como atividade, seguimos para lavar as mãos, enxugá-las em seguida foi a maior festa na sala dos professores, aprenderam fazer o sanduíche de pizza, logo depois degustaram. Ao mesmo tempo em que ocorreu tudo bem, eu me lembrei da importância do planejamento de uma aula dessas, pois se não houvesse um planejamento prévio, poderia ir tudo por água a baixo, sendo assim me lembrei do fragmento de um dos textos lidos em sala: “A compreensão de que o(a) professor(a) precisa organizar sua ação a partir da articulação prática-teoria-prática atravessa toda a formulação do processo de formação”. (ESTEBAN, Maria e Tereza e ZACCUR) A cantiga de roda Se esta rua fosse minha, Eles recortaram o papel, tirando palavra por palavra e montaram a cantiga no próprio caderno, todos participaram mesmo aqueles que não tiveram tempo de terminar a atividade em tempo hábil, voltaram depois do intervalo e terminaram, foi um dia muito produtivo, na aula onde usamos essa cantiga, nesta idéia vimos, constatamos que: “Essa formação tem por objetivo preparar o estagiário para a realização de atividades nas escolas, com os professores nas salas de aula, bem como para o exercício de análise, avaliação e crítica que possibilite a proposição de projetos de intervenção a partir dos desafios e dificuldades que a rotina do estágio nas escolas revela”. (GARRIDO, Pimenta e LUCENA, Socorro)